Joomla Site Designer 

(31) 98352-8005 (Claro) WhatsApp | (31) 3586-1900 (Net) | Skype: abcmixshop | Belo Horizonte - MG

O que é um template web

O que é um template web?

Muitas pessoas confundem um template Joomla com sites prontos para uso ou "sites temáticos". 

Um template é um modelo, um "layout" ou "vestimenta" de um site - sem conteúdo. Um template Joomla é composto por arquivos PHP, HTML, XML, CSS e imagens que combinadas, definem o visual do site e a configuração de como serão exibidos as colunas, cores, fontes e parágrafos. Podemos compará-lo a uma "roupa". Quando necessária esta "roupa" pode ser trocada sem alterar o conteúdo que fica armazenado no banco de dados e separado do layout. Quando se clica num link, o respectivo conteúdo é buscado no banco de dados e exibido no template que faz a sua formatação. 

Portanto, o elemento mais importante do processo de desenvolvimento de sites em Joomla é o template. Ele exige cuidados e habilidades especiais em sua construção para que seja compatível com os diversos tipos de browsers do mercado.


Compare os nossos templates

Templates sem conteúdo:

Figura 1 - imagem de template sem conteúdo

Figura 1

 

Nesta imagem, observe que o template está exibindo apenas os elementos que fazem parte de sua construção instalada num site em Joomla sem conteúdo. 
Este exemplo é o template usado em nosso site.

 

Figura 2 - imagem  de template sem conteúdo

Figura 2

 

Esta imagem mostra as posições de módulo do template (que são as marcações em vermelho). Neste local, pode-se publicar módulo de slideshow ou flash que não fazem parte da construção básica do template.

 

Templates com conteúdo:

Imagem de template com conteúdo

Observe agora este mesmo template exibindo um conteúdo demonstrativo que foi extraído do banco de dados. As configurações dos demais elementos que aparecem na figura 2, como menus, tipos de cabeçalhos de textos, botões e cores estão contidos nos arquivos que compõem o template e eles só aparecem quando há conteúdo no site.


O que um template Joomla! não é:

Sites do tipo Imobiliários, Automóveis, Empregos ou outros NÃO SÃO "templates de sites" - são apenas tipos de sites que podem ser desenvolvidos com a ferramenta Joomla e que utilizam o mesmo tipo de template descrito acima (como nas figuras 1 e 2).

Conteúdo de template joomla sem conteúdo

Sem conteúdo

 

Além da instalação tradicional do Joomla, é possível fazer a instalação de extensões (componentes, módulos ou plug-ins) que estendem suas funcionalidades. Por exemplo, se fizer a instalação de uma extensão de imobiliária, seu site joomla passará a ter esta funcionalidade. Para que o site fique com a aparência de uma imobiliária, o ideal é que se instale um template (layout ou roupa do site) característico de imobiliária. O mesmo princípio se aplica aos outros tipos de sites. 

Observe nestas figuras um site de imobiliária desenvolvido em Joomla. Na figura 1, o site sem conteúdo (apenas o template). Na figura 2, o site com conteúdo.

 


Templates gratuitos X comerciais

Existem inúmeros templates gratuitos para Joomla e o uso deles não é recomendável, pois a maioria não possui qualidade de construção compatível com as normas técnicas e de validação XHTML e CSS, em outras palavras, NÃO são templates estáveis e compatíveis com os diversos navegadores. Existem bons templates comerciais, mas há uma desvantagem em usá-los pois o seu site será semelhante ou igual a inúmeros sites na internet que estiverem usando o mesmo template. A decisão em usar um template pronto ou um sob-encomenda deve ser tomada avaliando-se as vantagens e desvantagens, a urgência do projeto e o custo benefício.


Desenvolvemos templates exclusivos sob encomenda

Procura por um template exclusivo desenvolvido do zero para seu projeto?

Desenvolvemos templates exclusivos sob encomenda para Joomla, Virtuemart, Moodle, concrete5, Opencart, Magento, Wordpress, Blogger, Drupal e outros.

Clique aqui e saiba mais

  • Desenvolvemos templates sob encomenda para os seguintes CMS:

    Caso precise de um template para outro tipo de CMS entre em contato consoco.

  • Ícone joomla 3.x

    Templates para Joomla! 3.x

  • Desenvolvedor de templates virtuemart

    Templates para Virtuemart

  • Desenvolvedor de templates opencart

    Templates para Opencart

  • Desenvolvedor de templates para magento

    Templates para Magento

  • Templates desenvolvidos para wordpress

    Templates para Wordpress

  • Desenvolvedor de templates para moodle

    Templates para Moodle

Conteúdo protegido.

Protegido por CopyScape. Protected by Copyscape DMCA Copyright Detector